21 de maio de 2014

Como aumentar a produtividade

Aumentar produtividade

O aumento da nossa produtividade, via de regra, visa duas coisas: conseguir fazer nossas tarefas em uma menor quantidade de tempo ou produzir no mesmo nível atual trabalhando bem menos.

Em outras palavras, ao aumentar sua produtividade, você conseguirá concluir suas tarefas mais rapidamente ou conseguirá produzir mais em um único dia.

É importante lembrar que ser mais produtivo não significa ter que se esforçar mais. Pelo contrário, o aumento da produtividade visa o aumento do nosso rendimento e diminuição de desperdício de tempo e esforço.

As dicas a seguir podem te ajudar a atingir esse objetivo:

1. Identifique o que realmente precisa ser feito

Uma vez que a produtividade está relacionada ao bom aproveitamento do tempo, tente gastar seu tempo energia apenas com o que é essencial. Antes de começar a fazer algo, pergunte-se "por acaso, isso precisa mesmo ser feito". Se a resposta for não, nem perca tempo.

Tempo é algo precioso e precisa ser usado corretamente.

2. Pense a longo prazo

Um grande problema das pessoas que trabalham é pensar apenas no curto prazo, ou seja, limitam-se nas suas atividades diárias e rotineiras. Essas atividades são importantes, porém, tudo que a gente faz deve ter um sentido maior.

A dica então é refletir sobre o que você quer atingir ao final de um ano de trabalho, aonde você quer chegar. Defina seus objetivos de longo prazo, escreva em um papel e deixe em um local visível. Essas metas vão te dar mais motivação para trabalhar, o que refletirá na sua produtividade.

3. Organize seu tempo

Produtividade e tempo são duas coisas que estão diretamente relacionadas. Por isso é importante planejar seus horários para que as suas tarefas possam ser concluídas corretamente e dentro dos prazos estabelecidos. Você pode fazer uso de agendas ou aplicativos como o Top Task List para organizar as tarefas do seu dia.

4. Organize seu ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho organizado pode gerar mais produtividade e aumentar o desempenho profissional. Três passos simples para organizar o ambiente de trabalho são: classificar os e-mails, reduzir os itens da mesa e ter um lugar para cada objeto. É importante também criar o hábito de ser mais organizado, assim sua produtividade aumentará naturalmente.

5. Foque em apenas uma tarefa

Você pode achar que é mais produtivo fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo. Porém, especialistas concordam que o cérebro trabalha melhor quando está focado em apenas uma atividade. Portanto, se quiser aumentar sua produtividade, foque em apenas uma tarefa e insista nela até terminar, sem desviar sua atenção para outras questões.

6. Faça pausas para descontrair ou descansar

Assim como as férias são extremamente importantes para limpar a mente, alguns momentos de descanso durante o expediente vão ajudar a clarear as ideias e reduzir o estresse. Tente encaixar pausas entre as tarefas agendadas. Isso vai fazer com que você relaxe e apresente um melhor desempenho nas atividades que tem que concluir até ao final do dia.

7. Encontre o seu horário ou período mais produtivo

Você já percebeu que existem certos horários durante o dia em que você está super energizado, criativo e bem-humorado para realizar qualquer tipo de tarefa? Quais são esses períodos para você?

Para algumas pessoas, esse momento ocorre logo após tomar um bom e longo café da manhã; para outras, é a silenciosa madrugada, livre da correria normal do dia-a-dia; para mim, esse momento ocorre após um banho, principalmente após uma atividade física, como futebol, corrida ou academia. É um momento que me sinto mais relaxado e as ideias fluem com mais qualidade e rapidez.

Portanto, eu costumo deixar as tarefas mais difíceis, como a produção de um novo conteúdo, como esse, sempre para fazer no meu ritual pós-banho.

Defina o melhor horário para o seu trabalho e faça com que você sempre consiga trabalhar sem interrupções nesse período. Dependendo da sua produtividade e qualidade de trabalho, 3 horas de trabalho por dia podem resolver todas as suas tarefas pendentes para esse dia.

É impressionante o que uma mente livre, produtiva e criativa consegue fazer em tão pouco tempo.

Até a próxima!

Fonte: Infomoney e viverdeblog