5 de março de 2014

Como ser mais organizado no trabalho



Ser mais organizado no trabalho pode fazer muito bem para a sua carreira.

Uma pessoa organizada consegue aproveitar bem o dia e não perde tempo arrumando a bagunça no final do expediente.

Além disso, está menos propensa a se esquecer de compromissos ou se atrasar para eventos importantes.

Se você gostaria de ser assim, confira algumas dicas para ser mais organizado no trabalho:

Planeje seu dia

Antes de começar a trabalhar, dedique pelo menos cinco minutos para planejar o seu dia. Anote todas as suas tarefas num papel e separe-as por ordem de prioridade. No final do expediente, confira se tudo foi feito ou se será necessário fazer um novo planejamento.

Use uma agenda

A agenda é uma ferramenta muito importante para a organização pessoal. Ela te ajuda a não se esquecer dos compromissos e a controlar melhor o seu tempo. Minha sugestão é usar agendas virtuais, como a do Outlook, que é muito prática e te avisa minutos antes de cada compromisso.

Limpeza visual

A limpeza visual do nosso ambiente de trabalho pode influenciar bastante a nossa produtividade. Por isso procure fazer uma limpeza na sua mesa e armário, deixando somente o que é realmente útil.

Tudo em seu lugar

Além da limpeza visual, determinar um lugar para cada objeto utilizado no trabalho também pode interferir no seu rendimento. Por isso, procure deixá-los em lugares que você possa encontrar rapidamente.

Isso pode ser feito também com arquivos do seu computador, criar uma pasta para cada tipo de e-mail pode facilitar bastante quando precisar encontrá-los.

Crie o hábito

Para a organização fazer efeito na sua vida profissional, é preciso criar o hábito de ser organizado. Por isso tente criar o hábito de planejar, limpar, guardar e descartar. Aos poucos você irá se tornar mais organizado, aumentando assim sua produtividade.

Para saber mais sobre a criação de hábito, leia o texto Como Criar Hábitos.

Até a próxima!