20 de fevereiro de 2014

6 dicas para acabar com a procrastinação


Um das barreiras para quem pretende ser mais organizado é o hábito de procrastinar.

A procrastinação nem sempre é algo ruim, mas na maioria das vezes nos causa perda de produtividade e sentimento de culpa por não termos cumprido com nossas obrigações.

Para combater esse problema, tente colocar em prática as dicas abaixo:

Não se culpe 

A procrastinação é um comportamento que faz parte do ser humano, portanto não adianta se culpar ou se sentir frustrado por ter adiado algo. Compreenda que procrastinar é um fato da vida, mas que podemos controlá-la para que não afete nossa produtividade.

Torne fácil

Muitas vezes a causa da nossa procrastinação é a dificuldade das nossas tarefas. Por isso tente encontrar uma maneira mais fácil de executar suas obrigações ou tente executá-las em partes. Dividir uma tarefa pode facilitar bastante sua execução.

Pense na recompensa

Para criar motivação para fazer algo, procure pensar na recompensa que isso pode te trazer. Antes de organizar a casa, por exemplo, pense no bem estar que isso te trará. Muitas vezes a procrastinação está associada à falta de motivação.

Faça logo

Quanto mais cedo você começar a fazer algo, mais cedo você terá concluído. Portanto prefira fazer suas obrigações o mais breve possível, assim você terá mais tempo livre depois.

Estabeleça um prazo para começar

Quando você deixa algo para depois, é bem provável que você nunca fará. Por isso é melhor determinar um prazo para começar a fazer. Começar “depois” não é muito claro para sua mente, prefira começar na “segunda-feira” ou daqui a “15 minutos”.

Premie-se

Para cada tarefa cumprida premie-se com algo que você gosta. - trinta minutos de cochilo, uma checada no Facebook ou o que sua imaginação permitir. O importante é criar uma situação positiva ao finalizar cada tarefa, assim você ficará mais animado para fazer as outras obrigações.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário